Nossas Metas

Missão, Visão e Valores


1   Missão

O CMS Vila do João tem como missão promover, o acesso às ações e serviços de saúde visando à universalidade e integralidade da assistência todos os usuários cuidado personalizado e a continuidade dos cuidados prestados num contexto de saúde integral, que contribui para a melhoria da saúde da população.

2   Visão

Temos como principio fundamental a garantia das diretrizes do SUS: equidade, universalidade, integralidade e controle social, gerando satisfação dos usuários e dos profissionais que a integram, bem como a qualidade técnica - cientifica dos cuidados prestados.


3   Valores

   Qualidade,  Responsabilidade,  Acessibilidade,  Respeito,  Dedicação,  Eficácia,  Inovação, Adequação e rapidez de resposta,  Transparência e ética,  Trabalho em equipamento, Satisfação dos profissionais e dos cidadão,   Disponibilidade.

Carteira Básica de Serviços Oferecidos na Unidade


A carteira básica de serviços compreende atividades de saúde nas diferentes fases da vida no seu contexto familiar e social.   Integram atividades de promoção, prevenção e intervenção nas necessidades identificadas.  Estas atividades podem ser desenvolvidas no espaço físico da unidade, no domicilio ou na comunidade.

  • Saúde da Criança : Acolhimento mãe-bebê, Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento; Imunização; Promoção e Apoio ao Aleitamento Materno e alimentação saudável; Prevenção, identificação e acompanhamento das doenças mais prevalentes na Infância; Prevenção, identificação e acompanhamento dos distúrbios nutricionais, doenças infecto parasitárias, doenças respiratórias e violências contra criança; Saúde do Escolar, com responsabilização pelas creches e escolas da área. 

  •  Saúde dos adolescentes : Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento;Direitos sexuais, saúde reprodutiva e sexualidade; Saúde do escolar adolescente, com responsabilização pelas escolas da área; Imunização;Prevenção, identificação e acompanhamento de uso abusivo de álcool e outras drogas;Diagnóstico da Gravidez;  

  •  Saúde do adulto e da mulher: Planejamento Familiar e Direitos sexuais e reprodutivos; Prevenção e controle do Câncer cérvico -uterino e de mama; Acompanhamento Pré-Nata, Assistência ao Puerpério; Acompanhamento ao Climatério,Prevenção, identificação e acompanhamento das DST e HI, Prevenção, identificação e acompanhamento de situações de violência contra mulheres; Planejamento Familiar e direitos sexuais e reprodutivos.

  •  Saúde do homem: Prevenção, identificação e tratamento de doenças crônicas não- transmissíveis; Prevenção, Identificação e acompanhamento do câncer de próstata;Identificação e acompanhamento de doenças relacionadas ao trabalho;Identificação das atividades produtivas na área, perigos riscos potenciais.Valorização da Paternidade
  •  Saúde do Idoso: Promoção do envelhecimento ativo e saudável; Prevenção, identificação e acompanhamento de distúrbios nutricionais; Imunização;Prevenção, identificação e acompanhamento de situações de violência contra idosos; Prevenção de quedas e fraturas. 

  • Acolhimento Mãe-bebê: É realizado durante todo horário de funcionamento da unidade. Sendo  realizado pelos profissionais de referência do usuário. 

  • Vacinação:A sala de vacina e mantida em funcionamento durante todo o horário de funcionamento da unidade, aproveitando todas as oportunidades para a atualização do cartão vacinal.  Não existindo dias para vacinas específicas, como a BCG. Todos os dias devem ocorrer oferta de todas as vacinas. 
  •  Teste Imunológico de Gravidez (TIG):Garantimos acesso universal ao teste de gravidez, durante todo horário de funcionamento da unidade.Distribuição de Preservativos
  • Curativos: A sala de curativos funciona durante todo o horário de funcionamento da unidade. Os curativos programados deverão ser realizados prioritariamente por profissionais de referência do usuário. 

  • Coleta de Material para análises clinica: A coleta de material para analises clinica segui normas estabelecidas, como condições de armazenamento, transporte do material e preparo do usuário. A data e horário de realização dos procedimentos estão em locais visíveis ao público.

  • Verificação de Pressão Arterial e Temperatura: É realizada, preferencialmente, seguindo indicação profissional e estar disponível durante o horário de funcionamento da unidade.

  • Bolsa Família : O acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família, ocorrendo durante todo ano.  A alimentação do Sistema de Informação deve ocorrer durante os períodos de vigência.
  •  Visita Domiciliar: Todos os profissionais que atuam no CMS Vila do João realizam visitas domiciliares, sendo agendadas conforme programação semanal de acordo com as demandas dos usuários e da equipe; O resultado de cada visita domiciliar deve ser repassado à equipe para o conhecimento de cada caso e encaminhamento de acordo com sua realidade.  

  • Ações Coletivas: As ações coletivas são realizadas por todos os profissionais, como grupos, oficinas, vídeos, palestras e outros mais. Tendo como objetivo promover ações de saúde.
  • Dispensação de Medicamentos: A unidade garante a medicação dos usuários acompanhados na unidade;  A dispensação de medicamentos e realizada mediante apresentação de receita, farmácia e mantida aberta durante todo o horário de funcionamento da Unidade.
  •  Consultas: A consulta deve ocorrer conforme programação ou por demanda espontânea, considerando os protocolos existentes, os procedimentos como medição antropométrica, verificação de Pressão Arterial e outros, deverão ser realizados durante a consulta.A unidade deve garantir o atendimento de consultas agendadas e de demanda espontânea, os casos emergenciais devem ter os procedimentos garantidos, independentemente do número de consultas agendadas e realizadas no período. Os retornos agendados deverão respeitar os protocolos preconizados. Sempre que houver necessidade de consulta de retorno, o usuário deverá sair da unidade com o agendamento em mãos.  
  •  Encaminhamentos / remoção:Utilizamos o Sistema de regulação de vagas (SISREGIII), todo o encaminhamento e remoção de usuário e realizado na unidade e por meio de referência e contra-referência, gerando informações precisas sobre hora, data e local para qual esta sendo encaminhado.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Dezessete, s/n - Maré

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3109-0006

CMS VILA DO JOÃO. Tecnologia do Blogger.